sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lou"f"b(o)ro(ugh)


Não sei se já vos falei da dificuldade que tive em perceber a fonética do nome da cidade para aonde recentemente me mudei - LOUGHBOROUGH.

Um extenso nome, não haja dúvidas.

Pois é, mas esta pequena dúvida tem uma grande história por detrás.

Foi após a entrevista, que me deu o bilhete dourado para Loughborough, que começaram as minhas dúvidas. Eu podia até jurar que o nome que o senhor tanto balbuciava, em nada tinha a ver com aquele que eu dizia desde do início.

Para não passar mais vergonhas - do que aquelas que já passo com a minha requintada pronúncia, resolvi, com a minha amiga Rita, procurar pela Internet algum video ou som que me pudesse desfazer as dúvidas em relação ao real nome de Loughborough.

Depois de muito procurar no Youtube, e de até ficar um pouco assustada, a única pista que consegui é que se lia Lou"f"borough. E mesmo assim, tivemos que fazer rewind umas quantas vezes até conseguirmos chegar a uma conclusão.

Convencida que já sabia tudo, lá me mudei para Lou"f"borough.

Os dias foram passando, e eu evitava dizer à boca cheia o nome da cidade. Fazia-o sempre de forma tímida, mais para dentro do que para fora. Claro, que a emenda era pior que o soneto, porque quanto mais despercebida eu tentava passar, mais me perguntavam para eu repetir, e a alto e bom som.

Ao segundo domingo de vida em Lou"f"borough, pude-me estrear na minha nova equipa de rugby - que em breve também terá direito ao seu espaço por aqui - e finalmente parecia estar no caminho certo, quando me pareceu ouvir um "nickname" para o extenso nome da cidade de Lou"f"borough.

Mais uma vez, quando me perguntaram aonde vivia, continuava a responder a medo, e a cometer barracas atrás de barracas.

Mas, ao (décimo) sétimo dia fez-se luz, quando no facebook, esse mundo dos novos tempos, pude associar o som que ouvia a uma palavra.

Rita, estávamos certas em relação ao Louf...só não sabiamos que mais letras seriam comidas.

Pois é, quando quiserem dizer por onde eu ando, basta dizer - LUFBRA - simples, rápido e evita confusões e vergonhas.

Fica a dica.

2 comentários:

cindy disse...

lol eu dei essa hipótese em tom jocoso, a imitar os irlandeses ou que raio..lol campóinos!

Sofia K. disse...

é quase tão difícil como o nome do vulcão da islândia... LOL