quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quiche de Espinafres e Atum

Confesso que a foto não é muito esclarecedora, e provalmente nem abre o apetite, mas era o modo artístico seleccionado na câmara do meu telemóvel...

Esta quiche de espinafres e atum, devia ter sido uma quiche de salmão, mas eu como sou forreta, preferi variar.

Convém dizer que estou na fase Cruzeiro da dieta, no segundo dia de V+P.

5 ovos - apenas 2 gemas
4 CS de Fromage Frois
3 CS de Queijo Cottage
200 ml de Leite Magro
1 cebola
Pimentos qb
Atum em brine qb
Espinafres qb
1,5 CC de fermento


Comecei por cortar os pimentos aos bocadinhos, cortei só um quarto de dois pimentos - um era amarelo e outro encarnado, isto para explicar o porquê de ter cortado só um quarto. Coloquei numa frigideira, sem azeite!!, e lá para dentro deitei vinagre (muito), mostarda e alho em pó. Enquanto isso, esperava que os espinafres descongelassem no microondas. Uma vez os pimentos salteados, virei-me para a "massa".

Parti os 3 ovos da receita original, deixando apenas uma gema. Adicionei três colheres de sopa fromage frai e 2 de cottage. Deitei depois o que me pareceu serem 150 ml de leite magro. Abri depois o que comprei como fermento - continuo sem saber se era ou não - e deitei uma colher de chá de fermento. Misturei tudo com a minha batedeira manual...mas algo parecia errado, principalmente olhando para a forma. A olho vivo, dificilmente me parecia que aquele líquido fosse preencher toda a tarteira.

Decidi então encarnar o meu pai, e comecei a fazer magia com as minhas próprias mãos. Mas dois ovo, 1 gema. Mais 1 colher de sopa bem cheia de fromage frai e outra de cottage. Outra vez a olho, deitei mais 50 ml de leite. E, porque não queria arriscar no "fermento", mais meia colher de fermento. Mexi mais um bocadinho, e agora sim, parecia ser capaz de encher a forma.

Deitei depois a cebola (já picada) e os pimentos para dentro da molhenga. Abri o atum em brine (uma estreia) e ao contrário do que faço sempre, preferi não tirar uma garfada de atum para não me arrepender. Botei depois o atum, deixando um pouco para pôr no final, já quando a "massa" estivesse na forma. Ficaram depois a faltar os espinafres, que para a próxima vez, confesso, irei saltear juntamente com os pimentos. Espinafres lá para dentro.

Na tarteira, para não haver acidentes, coloquei papel anti aderente, com asas bem altas, não fosse o fermento ser demais e no final sair um pudim em vez que uma quiche. Depois com muito jeitinho, aquele que Deus me deu, deitei a massa - agora já mais solidificada devido ao conteúdo adicionado - na tarteira. Tentei espalhar a molhenga o máximo para os cantos. E por fim mais uns bocadinhos de atum espalhados.

Forno a 150...que 20 minutos depois passou a 130, mais 20 minutos, espetei o garfo, e voilá!

Para além da sugestão de dar um pouco de sabor aos espinafres, aconselho também a adicionar pimenta ou outra especiaria à massa.

Nenhum comentário: