domingo, 9 de maio de 2010

Quarto novo, vida nova



Boas!

Peço humildes desculpas pela minha ausência, mas é que aqui no campo vivemos a mil. As actividades lúdicas sucedem-se a cada momento e as novidades surgem a cada minuto. Ela é festas de despedida, ela é festivais/feiras da universidade, ela é mudanças de quarto, ela é cicerone de holandesas...enfim, uma roda viva!

Mas apesar de todos estes acontecimentos, hoje apenas vos vou contar sobre as cenas do último episódio de "Dentro de um filme inglês" que foi para o ar há umas semanas atrás.

Depois da visita matinal dos bobbys cá a casa, muita água correu por estas bandas.

Se a polícia nos fez uma visita surpresa no domingo, na segunda-feira à noite - enquanto preparava uma aconchegante refeição - foi a vez dos pais lituanos nos baterem à porta.
Isso mesmo, "pais lituanos", o que é o mesmo que dizer "pais que não falavam inglês". Mas isso ainda foi o menos. O problema maior foi mesmo não saberem onde estava o filho.

Imaginem a cena, no meio da cozinha, a mãe com um bebé ao colo, desesperada por não saber onde estava o filho, o pai a mesma coisa. E eu e o inglês sem sabermos se devíamos ou não contar que o miúdo estava preso.
Até que começamos por dizer que a polícia tinha estado cá em casa...e quando demos por nós já tínhamos contado tudo. Mas de tudo o que contamos, os pais apenas perceberam que o filho estava preso.

Aproveitando-se da minha simpatia extrema e da minha experiência profissional como tradutora/interprete, os progenitores de leste resolveram ligar para alguém que também falava inglês, para que eu pudesse contar o que se tinha passado, para que depois pudesse ser traduzida para lituano.

Depois de muito falarem naquela estranha língua, recebo a mensagem final - o lituano tendo sido preso, não poderia voltar a trabalhar na Ryanair. Por isso, os pais iriam vê-lo à prisão e depois passariam cá por casa para levar as coisas dele.


No mesmo instante, deixei de ouvir os lituanos ou de pensar na prisão do outro, e passei a imaginar-me no meu novo quarto! - secretária, armário e espaço, muito espaço!!!

No dia seguinte, mandei uma mensagem ao responsável pela casa e contei-lhe o que tinha passado. Ele veio cá a casa, viu o estado em que estava a porta, e disse que os homens da manutenção viriam cá a casa arranjar a porta e assim que estivesse arranjada eu podia-me mudar. E o melhor de tudo, podia mudar para um quarto com o dobro do tamanho do meu e sem pagar nem mais uma libra por isso!

O tempo foi passando e todos os dias eu chegava excitadissima a casa, com a esperança de que seria naquele dia que poderia mudar de quarto. Mas nada. Os dias passavam e a porta continuava escancarada.

Ao mesmo tempo que eu pensava em mudar-me para o meu novo quarto, também fazia de agente imobiliária para uma holandesa estagiária que estava interessada no meu antigo quarto.

No meio de tanta especulação imobiliária lá consegui mudar-me para o meu novo quarto na sexta-feira...duas semanas depois da polícia ter estado cá em casa.

Não podia estar mais feliz.

A verdade é que às vezes a desgraça de uns é a felicidade dos outros. - Do lituano não faço ideia se ainda está ou não está preso, só sei que a tostadeira que ele deixou cá faz umas óptimas tostas em apenas 2 minutos!


3 comentários:

Anônimo disse...

tem bom aspecto sim senhor!

cindy disse...

tao nao actualizas isto??

Sofia K. disse...

lindo, miúda. muitos nos contas adoro o quarto novo. bjs